sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

SALADA FRANCESA

A aparência pode ser bem simples, mas garanto que é o tipo de receita que quem come repete! Gosto tanto que nos meus 15 anos foi servido. E olhe, todo mundo pede a receita, daí resolvi por aqui porque agora é só colar e copiar. Na minha ceia de natal é presença obrigatória e sempre fazemos em grande quantidade, com a intenção de passar uns dois dias comendo, até no café da manhã.




SALADA FRANCESA


Ingredientes
500 g de marcarrão parafuso
300 g de peito de frango cozido e desfiado
2 cenouras raladas
2 latas de ervilha
2 latas de milho
200 g de azeitona picada
100 g de uvas passas
2 maças picadas sem casca
300 g de presunto em pedaços pequenos
1 cebola bem picada ou ralada
2 caixas de creme de leite
300 g de maionese
pimenta branca a gosto
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de molho inglês
sal a gosto
batata palha para acompanhar


Modo de preparo
Cozinhe o macarrão ao dente e deixe esfriar.
Prepare o molho com creme de leite, maionese, sal, pimenta, molho inglês e mostarda e reserve.
Misture os demias ingredientes ao macarrão com cuidado para não quebrá-llo. Adiocione ao molho preparado e leve a geladeira para gelar.
Sirca com batata palha.
rende muitasssss porções, você vai repetir, pode ter certeza.

CEIA DE NATAL




Bom todo ano é a mesma coisa....Natal chega e com isto vem a certeza do que vai haver no cardápio. Alguns logo pensam, peru! Sim, sim...também tem, mas na família Farias prato tradicional é a salada francesa e a ela dedico o próximo post, pois é um prato de sabor muito especial!
Tivemos: peito de peru, salada francesa, arroz de tomate, farofa com passas, queijo do reino, panetone, rabanadas e pudim!
Neste Natal o cardápio foi pequeno, pois éramos em 5 pessoas, ops....6, tem meu sobrinho de um mês, não tivemos tanto tempo e nem tanta disposição. Por isso não fizemos uma grande variedade, mas ao fim o que importa é celebrar o nascimento de Jesus, aquele que até os dias de hoje é o nosso guia, nosso exemplo.
Deus abençoe a todos!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Antepasto de Beringela



Adoro antepastos, adoro conversar à mesa, adoro curtir uma refeição. E nada melhor que começar com umas torradinhas, não é?
Essa receita eu tentei copiar, como não tinha receita, tive que fazer umas duas vezes antes de dar certo. Na primeira vez não cozinhei o pimentão, então a textura não ficou boa e o sabor muito forte e acentuado do pimentão. Na segunda vez, não coloquei a pimenta calabresa, mas como na hora de comer eu coloquei, percebi que poderia ficar gostoso se eu deixasse o antepasto curtir na pimenta antes de servir. Mas é uma questão de gosto mesmo, fica a critério de cada um.

Ingredientes

-3 beringelas
-2 cebolas roxas grandes em rodelas finas
-5 dentes de alho em lascas
-1 pimentão amarelo em tiras
-1 pimentão verde em tiras
-1 pimentão vermelho em tiras
- 300 g de azeitona verde picada
-1 xícara de azeite
-1/2 xícara de vinagre
- 2 colheres de chá de pimenta calabresa
- 1 xícara de sal
-1 colher de açúcar


Preparo


Pique a beringela em tirinhas ou cubinhos, coloque um guardanapo sobre uma peneira e vá colocando camadas de beringela e salgando. Deixe curtir até eliminar toda a água.
Coloque metade do azeite num panela de pressão e frite o alho amassado, os pimentões das tres cores em tirinhas, cozinhe por 5 minutos e reserve.
Pegue as berinjelas e esprema bem até sair toda a água salgada. Coloque o resto do azeite numa panela e refogue a beringela. Acrescente a cebola, as azeitonas verdes e os pimentões já cozidos e frite até todos os ingredientes estarem incorporados. Acrescente uma colher de açúcar, o vinagre e deixe cozinhar mais um pouco. Coloque a pimenta calabresa e leve à geladeira.
Retire da geladeira uma hora antes de servir, para que fique em temperatura ambiente.
Sirva com pão italiano, pão frances ou torradas.
Jogue por cima parmesão ralado na hora.